Contrato de prestação de serviços médicos: como obter

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Tenha em mãos um modelo gratuito de contrato de prestação de serviços médicos

Conheça os benefícios de um bom contrato de prestação de serviços médicos

O ramo de prestação de serviços é, com certeza, o que mais cresce no país e esse modelo de trabalho vem sendo recorrente em empresas dos mais variados setores.

Na sua clínica médica, por exemplo, é comum que sejam prestados serviços médicos nesse regime, assim como grandes hospitais também vêm funcionando dessa forma.

No entanto, tudo passa pela forma como o gestor organiza o negócio, de modo a entender o que esse tipo de contrato representa, assim como para ter uma leitura precisa das cláusulas contratuais, a fim de que tudo seja combinado da forma mais transparente possível, inclusive eliminando a possibilidade de eventuais processos judiciais.

Pois bem, pensando em você, hoje a gente resolveu falar sobre a importância do contrato de prestação de serviços médicos, vamos mostrar os benefícios e, além de tudo isso, proporcionar um modelo gratuito, com o objetivo de que você possa utilizar em sua clínica médica.

Bom demais, não é mesmo?

Agora é só prestar bastante atenção aos próximos tópicos, eliminar de uma vez as suas dúvidas sobre o assunto e garantir o seu modelo gratuito!

Desejamos uma excelente leitura!

Veja a importância do contrato de prestação de serviços médicos

Muita gente vem falando sobre o termo “pejotização”, que nada mais é que a prestação de serviços via contrato PJ, que é totalmente distinto da CLT, o qual é, de fato, uma relação trabalhista.

Quando trazemos para o universo das clínicas médicas – como a sua -, o contrato de prestação de serviços médicos é o objeto central que determina os direitos, deveres e obrigações das partes interessadas, para que tudo seja devidamente alinhado, inclusive, com reconhecimento de firma em cartório, proporcionando uma maior garantia para todos.

Em termos de benefícios para a sua clínica, podemos citar:

  • Não há vínculo empregatício;
  • Menor custo;
  • Profissional é tão efetivo quanto o CLT;
  • Maior flexibilidade para ambas as partes.

E agora, conforme o prometido, iremos te proporcionar um modelo gratuito de contrato de prestação de serviços médicos. Confira:

CONTRATO  DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS 

Contrato que entre si fazem, na melhor forma de direito, de um lado (nome da operadora), com sede na rua ………………………, nº …………., bairro …………….., em (nome da cidade), (Estado), inscrita no CNPJ nº ………………………… e registrada na ANS nº …………………, e no CREMERJ sob o nº ……… representada neste ato por seus executivos legalmente constituídos, doravante denominada simplesmente CONTRATANTE de outro lado o Dr.(a) ………………………………………………., CPF nº ………………………………, inscrito no (CRM) sob o nº………………, com consultório (ou clínica) na rua …………………………., nº ……………, bairro, (cidade), (Estado), doravante denominado simplesmente CONTRATADO, os quais livremente e de comum acordo firmam o presente contrato de prestação de serviços médicos que reger-se-á pelas seguintes cláusulas e condições, atendendo ao que dispõe as Leis 9.656/98 e 13.003/14, bem como a Resolução C.F. M. 1.931/09 (Código de Ética Médica) 

CLÁUSULA PRIMEIRA – Do objeto: 

Constitui objeto do presente contrato a prestação, pelo CONTRATADO, de serviços de assistência médica em seu consultório particular (ou clínica) (ou ambulatório) (ou internação hospitalar), (ou todas), na cidade de …………………………….. aos beneficiários/usuários do CONTRATANTE sob as condições definidas neste instrumento, na especialidade de ………………………

Parágrafo Primeiro: O presente contrato não tem objeto a normatização do trabalho do médico, na condição de profissional autônomo, na relação com estabelecimentos de saúde credenciados por operadores de saúde, a relação está a ser regulada por contrato próprio. 

Parágrafo Segundo: Os procedimentos propedêuticos e terapêuticos ora contratados estão previstos no anexo I deste contrato. 

Parágrafo Terceiro: Quando os procedimentos propedêuticos e/ou terapêuticos forem realizados em local do contratado e demandarem utilização de materiais, medicamentos, instrumentais, equipamentos, serviços e salas específicas, estes serão remunerados em conformidade com o previsto no anexo II deste contrato. 

Parágrafo quarto: O CONTRATADO atenderá a todos os produtos oferecidos pelo CONTRATANTE, que não poderá excluir ou distinguir por produtos oferecidos. 

CLÁUSULA SEGUNDA – Dos beneficiários/pacientes: 

São denominados beneficiários/pacientes, todos aqueles que adquiriram planos de saúde comercializados pela CONTRATANTE e que pela ocasião do atendimento deverão apresentar cartão de identificação do CONTRATANTE vigente e prevista no contrato.

CLÁUSULA TERCEIRA – Do horário do atendimento

O atendimento realizado entre às 19 horas e às 7h durante a semana e finais de semana e feriados, serão remunerados com acréscimo de 30% (trinta por cento). 

CLÁUSULA QUARTA – Das autorizações para procedimentos e internações: 

As solicitações para realizações de procedimentos eletivos, ambulatoriais ou hospitalares, inclusive as internações clínicas e cirúrgicas, deverão ser enviadas ao CONTRATANTE, de acordo com as normas estabelecidas pela ANS. 

CLÁUSULA QUINTA – Da divulgação do nome: 

O CONTRATADO autoriza o CONTRATANTE a divulgar seu nome, endereço profissional e especialidade apenas nos meios de comunicação dirigidos exclusivamente aos BENEFICIÁRIOS do seu Plano de Saúde; 

CLÁUSULA SEXTA – Da ausência de vínculo: 

O CONTRATADO não manterá qualquer tipo de vínculo hierárquico ou empregatício com o CONTRATANTE e tampouco com seus representantes legais; 

CLÁUSULA SÉTIMA – Ausência de exclusividade

O presente contrato não é gravado com cláusula de exclusividade ficando livre o CONTRATADO para continuar a atender em seu domicílio profissional, pacientes particulares, bem como beneficiários de outras operadoras de planos de saúde e outros convênios públicos ou privados, na forma que melhor lhe convier; 

CLÁUSULA OITAVA – Da remuneração

O CONTRATANTE pagará ao CONTRATADO para cada atendimento prestado, clínico ou cirúrgico de acordo com CBHPM – CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA HIERARQUIZADA DE PROCEDIMENTOS MÉDICOS, vigente no dia da prestação do serviço.

CLÁUSULA NONA – Do pagamento: 

O CONTRATADO apresentará ao CONTRATANTE, em formulário próprio, até o dia 05 de cada mês a fatura relacionando os atendimentos prestados durante o mês anterior, devendo o CONTRATANTE efetuar o pagamento até 30 dias da entrega do fatura, em depósito bancário junto ao Banco …………………………., Agência …………………….., designado pelo CONTRATADO, EM SUA Conta Corrente sob o nº ……………………….., servindo o comprovante de depósito bancário como recibo de pagamento para todos os efeitos legais; 

Parágrafo Primeiro: No caso de envio do faturamento por via eletrônica o prazo de pagamento será de 15 (quinze) dias corridos, contados da data do envio. 

Parágrafo Segundo: O atraso no pagamento por parte da operadora importará na cominação de multa de 2% e juros de 1% ao mês e atualização monetária, consoante preconizado no Código Civil. 

Parágrafo Terceiro: Não serão admitidas glosas de procedimentos médicos realizados que estejam no rol da ANS ou da operadora ou que tenham sido objeto de autorização prévia, bem como de qualquer desconto indevido, exceto nos casos de evidente irregularidade, assegurando-se a ampla defesa. 

Parágrafo Quarto: O procedimento de apuração de inconsistências deverá ser processado na Cidade da prestação do Serviço Médico. 

Parágrafo Quinto: Em caso de erros materiais no formulário, a CONTRATANTE deverá oportunizar o prazo de 5 dias ao CONTRATADO para que este corrija os erros materiais. 

Parágrafo Sexto: Nos procedimentos que não constem na cláusula terceira, sendo o caso de abertura de procedimento para apurar inconsistências no formulário que ocasione a glosa por parte das operadoras, a mesma se dará em documento assinado pelo médico auditor, com explicação detalhada de cada caso, através de notificação que deverá ser recebida pelo CONTRATADO até o 15º (décimo quinto) dia do mês de apresentação do correspondente documento de cobrança. 

Parágrafo Sétimo: Da notificação da glosa prevista no parágrafo quarto, será oportunizado ao CONTRATADO formular pedido de reconsideração no prazo de 5 dias. 

Parágrafo Oitavo: Havendo indeferimento do pedido de reconsideração, caberá recurso no prazo de 10 dias, contados da ciência inequívoca da decisão. Parágrafo Nono: No caso do CONTRATADO prestar os serviços aqui previstos, na condição de autônomo e profissional liberal privado, em estabelecimento de saúde de terceiros, a emissão e o pagamento de seus honorários profissionais se dará sob sua titularidade.Parágrafo Décimo: A CONTRATANTE compromete-se em fornecer comprovantes dos pagamentos realizados, discriminando os nomes dos beneficiários, os procedimentos e valores pagos, os tributos, bem como os valores líquidos a serem creditados. 

CLÁUSULA DÉCIMA – Do reajuste: 

O reajuste se dará por negociação entre o CONTRATANTE, e o CONTRATADO, facultando-se a Entidade representativa estipular condições contratuais consoante determinado em Lei e demais normas. . Parágrafo Primeiro: A data-base será no dia 30 de março de cada ano, utilizando-se o percentual dos índices ou índice, na forma acordada entre as partes, tendo como índice mínimo o valor definido pela Agência Nacional de Saúde para os planos individuais e familiares no período. Parágrafo Segundo: no prazo mínimo de 30 dias anteriores à data base a operadora ou sua representação sindical, deverão de forma inequívoca, procurar a entidade médicas representativa com o intuito de se iniciarem as negociações acerca do reajuste contratual; 

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA – Da vigência: A vigência do presente contrato será de 12 meses a partir de sua assinatura, podendo ser revisado, de acordo com a vontade das partes ou de uma parte ou prorrogado sem revisão por mais de 12 meses ou mesmo ser rescindido, observada, neste último caso, a cláusula décima terceira. 

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA – Das transgressões e penalidades: 

Fica desde já vedado o descredenciamento do CONTRATADO, exceto por decisão motivada e justa, garantindo-se sob qualquer hipótese, o direito à ampla defesa e contraditório, no âmbito da operadora ou outro órgão de competência deliberativa sobre o tema, sem prejuízo do recebimento dos valores de serviços já prestados e ainda não pagos pela CONTRATANTE

Parágrafo Primeiro: No caso de descredenciamento justificado, o médico será notificado com 90 dias de antecedência e caso seja motivado por redimensionamento da rede, deverá ter o aval da ANS. 

Parágrafo Segundo: A inobservância do caput implicará na aplicação das sanções conforme legislação em vigor.

Parágrafo Terceiro: Possíveis transgressões ocasionadas por qualquer uma das partes deverão ser resolvidas através do diálogo e da negociação. Caso isso não seja possível ou não haja acordo em até 30 dias corridos, serão elas encaminhadas conforme seu perfil à ANS, à Justiça do Trabalho e ao CREMERJ, ou quaisquer outros órgãos cuja competência seja afetada ao presente contrato. 

Parágrafo Quarto: As partes se obrigam a respeitar e cumprir o Código de Ética Médica e as Resoluções emanadas dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina, amparados em lei. 

Parágrafo Quinto: Constituem justos motivos para a rescisão motivada: I. O não cumprimento das cláusulas contratuais; II. Liquidação ou decretação de falência do CONTRATADO ou da CONTRATANTE, ou morte do CONTRATADO pessoa física; III. Fraude ou dolo praticado e devidamente comprovado; IV. A negativa imotivada de atendimento aos beneficiários, sem prévia notificação à CONTRATANTE; V. A transferência total ou parcial deste instrumento, a subcontratação do objeto contratual, a associação com outrem, a cisão, fusão ou incorporação que afetem a boa execução deste contrato, sem prévia anuência da CONTRATANTE

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA – Da participação das Entidades Representativas 

Conforme dispõe o artigo 8º, inciso VI, da Constituição Federal, os contratos das operadoras de planos de saúde com os profissionais médicos deverão ter obrigatoriamente a participação do Sindicato Médico, em cuja base ocorreu a prestação de serviço pelo CONTRATADO, sem prejuízo da oitiva de outras entidades associativas médicas; 

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA – Do foro: 

As partes elegem o Foro do Município ou região onde foi prestado o serviço médico pelo CONTRATADO, para dirimir qualquer dúvida ou demanda judicial a respeito do presente contrato. Assim acordados, assinam o presente Contrato em 02 (duas) vias de igual teor e forma, na presença de duas testemunhas, para que surtam seus efeitos legais, sendo que o presente documento, altera e substitui todo e qualquer contrato, termo ou assemelhado que tenha sido formalizado anteriormente pelas partes. Município, ………………………………………………. CONTRATANTE:CONTRATADO: TESTEMUNHAS: ______________________________________ _____________________________________

Fonte: Cremerj

Conte com a Alcance Contabilidade!

Promessa é dívida, então agora que você já tem em mãos um contrato de prestação de serviços médicos, que tal gerenciar esse e os demais aspectos contábeis da sua clínica de forma impecável?

Nós, da Alcance Contabilidade, podemos te ajudar, pois somos especialistas em contabilidade para clínicas médicas e dispomos de profissionais altamente capacitados e prontos para gerenciar as suas demandas contábeis com total excelência.

Então, não hesite em contar conosco, entre em contato agora mesmo e descubra como seremos o diferencial que a sua clínica tanto precisa.

É só clicar no ícone do WhatsApp logo abaixo.

QUERO OBTER SUCESSO EM MINHA CLÍNICA MÉDICA

Summary
Article Name
Contrato de prestação de serviços médicos: como obter
Description
Tenha em mãos um modelo gratuito de contrato de prestação de serviços médicos. Conheça os benefícios de um bom contrato de prestação...
Author
Publisher Name
Alcance Contabilidade

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

O Planejamento Tributario Da Sua Clinica Medica Vai Indicar Muito Mais Do Que O Melhor Regime Para Se Enquadrar Post - Alcance Consultoria Contábil

Vantagens do planejamento tributário para clínicas médicas

Descubra quais são as vantagens do planejamento tributário para clínicas médicas Descubra agora mesmo quais são as vantagens que o planejamento tributário para clínicas médicas pode oferecer Que contar com um planejamento tributário para clínica médica pode garantir que sua

Como realizar a recuperação tributária para clínica?

Diga adeus ao pagamento de Impostos em excesso, por meio da recuperação de crédito tributário, e pare de perder dinheiro! A recuperação tributária para clínica pode dar o fôlego necessário às finanças da sua clínica médica Se você precisa realizar

Controle de pacientes – como ter?

Saiba como é possível ter um controle de pacientes de forma rápida, fácil e gratuita! Descubra como manter um controle de pacientes impecável e realizar atendimentos com cada vez mais qualidade Garantir a eficiência de todo processo de um negócio

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Saiba como identificar qual a melhor área da saúde para…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat